Junta de Freguesia do Ferro

Rua do Espírito Santo, nº34 6200-571 Ferro Telefone: 275 341 186 / 275 341 255 Fax: 275 341 253 E-mail:jf-ferro@sapo.pt Presidente - Enfº Paulo Jorge Canaveira Alves Tourais * Secretário - Sr. António José Patricio Proença * Tesoureiro - Enfº Augusto Fernando Godinho Macedo

sábado, 18 de outubro de 2008

Maria da Ascensão G. C. Rodrigues recebe Medalha de Mérito – Grau Prata

Maria da Ascensão Gonçalves Carvalho Rodrigues, nasceu a 3 de Novembro de 1926, na freguesia da Boidobra, Concelho da Covilhã, tendo sido casada com Luís de Sousa Rodrigues.
Iniciou o seu percurso escolar na Escola Primária da Boidobra, prosseguindo os estudos em Lisboa, no Liceu Maria Amália Vaz de Carvalho, concluindo o curso na Escola do Magistério Primário de Lisboa.
Iniciou a docência em 1947 e, em 1949, efectivou-se no Ferro, sendo aí professora, até 1986, ano em que se aposentou.
Mulher dedicada desde sempre às causas culturais, colaborou em diversas iniciativas, destacando-se as secções de leitura e as exposições sobre antiguidades e artesanato levadas a cabo na Casa do Povo do Ferro, na década de 60.
Tem vários artigos publicados em diversos meios de comunicação social regional, bem como na Revista Estudos de Castelo Branco editada pelo Museu Francisco Tavares Proença Júnior.
A partir de 1965, dedicou parte significativa da sua actividade às recolhas etnográficas e arqueológicas tendo, até esta data, publicado quatro livros, “Ferro – Cova da Beira – Estudos Arqueológicos e Etnográficos – Curiosidade”, Braga, 1982, reeditado em 1995, “Cancioneiro Cova da Beira”, 1º Volume, Covilhã, 1986, esgotado, “Cancioneiro Cova da Beira – Romanceiro”, 2º Volume, Fundão, 1990, “Cancioneiro Cova da Beira – Canções Narrativas, Outros Géneros Poéticos e Adenda ao Romanceiro”, 3º Volume, Fundão, 1999.
Encontram-se neste momento em fase de publicação dois novos livros: “Entretenimentos – Formas Breves Populares, Lengalengas, Anfiguris, Trava Línguas e Adivinhas Populares” a editar com o apoio da Junta de Freguesia do Ferro, e “Contos Populares”.
Esta ampla actividade de pesquisa e recolha, à qual dedicou quase meio século, permitiu à escritora Maria da Ascensão Gonçalves Carvalho Rodrigues produzir esta vasta obra literária, de rara sensibilidade e forte rigor, que nos permite tomar conhecimento fidedigno das memórias colectivas do Ferro e da Cova da Beira, que a oralidade e o tempo se encarregavam de ir fazendo esquecer e que, graças ao seu excepcional mérito, conservamos agora num registo que o Prof. Dr. José Hermano Saraiva, elogia, classificando-o de sério, decisivo e de surpreendente originalidade, salvando para a posteridade todo este património de literatura oral.
A Câmara Municipal da Covilhã, homenageará esta ilustre cidadã do Ferro, Maria da Ascensão Gonçalves Carvalho Rodrigues, com a Medalha de Mérito – grau prata.
Convido, em nome da Junta de Freguesia do Ferro todos os ferrenses a presenciarem esta justíssima homenagem, participando da cerimónia que se vai realizar no próximo dia 20 de Outubro, pelas 11H30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Paulo Canaveira Tourais, Presidente da Junta.

1 Comentários:

Às 9:37 da manhã , Blogger Dotejo disse...

Eis um comentário que reflecte a imagem de Maria da Ascensão Gonçalves Carvalho Rodrigues.
É hora do Povo tomar consciência da grandeza desta Mulher, simples e lutadora, que tem vindo a realizar um trabalho notável, muitas vezes incompreendido, de investigação e recolha do material com que vai construindo a sua Obra.
É hora do Povo tomar consciência da sua História, das suas Memórias e de revelar a sua gratidão a quem lhe ofereceu tamanha riqueza.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Free Hit Counters
Free Hit Counter